Esta atividade é para ser um joguinho.
Fale para a criança pintar os desenhos iguais da mesma cor. Depois, brinque de memória com as peças e diga para a criança registrar os pares que conquistou na brincadeira! Conte os pares e as cartinhas isoladas, reforçando o conceito “par” : as duas partes que o formam. Se você colar em um papelão mais grosso, vai dar para brincar mais vezes!
Esta atividade também pode ser usada como um jogo: basta colar as peças em um papelão, recortar cada uma delas e brincar de várias formas:
1) livremente, montando o nome do desenho
2) Dividindo os objetos entre os participantes, com as sílabas voltadas para cima, cada participante vai pegando uma que corresponda aos seus desenhos. Quem errar, devolve.
3) O mesmo jogo anterior, mas com as sílabas voltadas para baixo, exercitando também a memória. Cada participante ergue duas sílabas e verifica se elas se encaixam no nome dos seus desenhos.
IMPORTANTE: O jogador leitor deve sempre ler, a cada jogada, a sílaba virada e pedir para a criança repetir o som da sílaba e também o nome dos seus desenhos, fazendo com que ela pense na relação som/letras (fonema/grafema).
VAMOS APRENDER O NOME DE ALGUNS ANIMAIS?