Vamos curtir a história de Cláudia Souza e ilustrações de Ionit Zilberman?
Como conversamos nos primeiros encontros on-line pelo TEAMS, cada um de nós está aprendendo a lidar com a pandemia de uma forma. Mas praticamente todos estão enfrentando seus medos e inseguranças. Para ajudar a refletir, conversar com a família e vencer estes medos, escolhi uma história que fala um pouquinho sobre isto. Vamos ouvir?
Para começar, escreva no seu diário uma lista de todos os seus medos, tentando organizar por ordem de importância. Vale qualquer medo! Da barata até a morte! Cada um sabe dos seus!
(Ainda não tem um diário? Está na hora de começar! Corra no Blog ou no face Professora Claudia Polido e veja as sugestões que eu dei para começar. )
Depois de feita a lista, escreva ao lado de cada um a letra R se você acha que esse medo é muito REAL. Ou a letra I se você acha que é um pouco IMAGINÁRIO, tipo medo de dinossauro ou borboleta...
Reflita sobre cada um dos medos e pense se você pode fazer algo para vencê-lo. Escreva o que você achar importante.
Você pode contar para o pessoal de casa o que escreveu e aproveitar para perguntar para cada um qual o medo deles... Você vai se surpreender com as respostas!
Depois, escreva sua própria história, falando de medos reais ou imaginários e como eles se resolverão no final.
Na próxima quinta-feira vou ler as melhores histórias e fazer um sorteio entre todos os que mandaram suas criações. Pode ser através de texto, poesia, história em quadrinhos, vídeo, teatro de fantoches, formato de livrinho, misturando texto escrito e ilustrado... Crie! Invente! E abra seu coração para inventar o final mais feliz que possa imaginar! ❤️😘